O que é o Marketing?
A palavra Marketing provém da palavra em inglês market (mercado), sendo definido como o uso do mercado.
É uma ciência com um conjunto de métodos e técnicas que procura colocar produtos no mercado e criar estratégias atractivas ao consumidor para a compra do mesmo.
"O marketing é uma filosofia: uma postura mental, uma atitude, uma forma de conceber as relações de troca. É também uma técnica: um modo específico de executar uma relação de troca (ou seja, identificar, criar, desenvolver e servir a procura). O marketing pretende maximizar o consumo, a satisfação do consumidor, a escolha e a qualidade de vida.", segundo o site http://www.significados.com.br/marketing/.
O marketing, para além de se focar essencialmente na venda do produto, procura fornecer produtos de qualidade garantindo a satisfação do consumidor.
O poder da Publicidade
A publicidade é uma estratégia do marketing que, ao divulgar um produto ou um serviço, pretende chamar a atenção do consumidor. Esta divulgação pode ser feita através de inúmeros meios de comunicação como jornais, revistas ou cartazes.
Esta estratégia é considerada para muitos como uma arte. Através de simples palavras ou imagens consegue entrar na mente de qualquer indivíduo e persuadi-lo, influenciando a sua maneira de pensar e agir perante a sociedade.
Sem qualquer intervenção humana, os cartazes falam por si; ganham voz, "obrigando" cada elemento da sociedade a parar por breves segundos e a observar a magia contida nessa simples folha de papel.
Este cartaz é um exemplo de uma obra de arte. De uma maneira inteligente e perspicaz relaciona dois assuntos que não têm qualquer relação: uma camisa e o pintor indiano Natvar Bhavsar.
Utilizando um design simples e puro, pretende transmitir ao público que este pintor pôde ter influenciado o mundo artístico com as suas obras, mas nunca alterou a marca da sua camisa. Isto pode incutir aos observadores a ideia de que esta camisa esteve sempre presente na vida das variadas personagens apresentadas nestes cartazes, talvez como um amuleto de sorte. Por outro lado, penso que a escolha deste senhor deve-se ao pouco conhecimento que temos sobre ele. Em vez de optarem por caras mais conhecidas, escolheram pessoas que apesar de não terem a mesma fama, influenciaram o mundo à sua maneira. Não dá só a ideia de uma publicidade mais fiável, como também leva a curiosidade do espectador à descoberta de quem é esta personagem.
Sem comentários:
Enviar um comentário