De forma a concluir o desenvolver deste projeto, optei por fazê-lo de uma maneira diferente de como o iniciei. Em vez de pegar nas obras e, a partir daí, relacioná-la com algumas publicidades, optei por selecionar um anúncio e, a partir deste, explicá-lo com base em conceitos apreendidos nas obras dadas ao longo de todo este ano.
GALP
Energia cria Energia.
Apresento aqui um dos melhores anúncios que já tive a oportunidade de ver e ouvir! Penso que nenhuma outra marca ou empresa captou a minha atenção como esta empresa de energia!
Tendo por base este anúncio, passo a explicar de que forma enquadrei as três obras dadas nestes três períodos:
- Górgias, Platão - É indiscutível o poder de persuasão por parte das pessoas apresentadas nesta publicidade. Têm o poder e o dom da palavra, conseguindo captar a minha atenção na totalidade! A retórica, tal como o discurso e a linguagem apresenta aqui um poderoso meio de influência, tendo a capacidade de mover multidões e influenciando-as a escolher esta empresa de energia em detrimento de todas as outras.
- A Origem da Obra de Arte, Martin Heidegger - Como mencionei no 2º período, a publicidade é uma obra de arte na medida em que nos transmite inúmeras mensagem e visto que tem o poder de nos transportar para uma outra realidade, tal como aconteceu ao ver este anúncio! Foi me transmitido que eu tenho muito mais poder do que imagino, que tenho a capacidade de influenciar e ajudar os outros, que sou capaz de muito mais desde que esteja pronta às mudanças e desde que me empenhe a cada momento da minha vida. Transportou-me para um outro mundo onde tenho a capacidade para ser e fazer o que quiser, onde cada pessoa é única e tem a capacidade de se sobressair e de lutar por aquilo que quer e deseja. Transmitiu-me uma das mensagens mais fortes que já ouvi! Motivou-me para lutar pelos meus sonhos e tentar sempre ser o meu melhor!
- Verdade e Política, Hannah Arendt - Apesar desta obra ter maioritatiamente presente a relação entre a verdade e a política, abordei tendo em conta esta publicidade a relação presente entre a verdade e a publicidade, ignorando um pouco a parte política por não se integrar tanto no meu projeto. A frase que destaquei e associei a esta relação foi: "Quem quer ir de depressa vai sozinho, mas se quisermos ir longe o melhor é irmos juntos!". Defini toda a publicidade e este excerto como uma opinião formulada pelos produtores, porém esta opinião foi formulada com base numa verdade de facto: todo o desenvolvimento do mundo não se fez apenas pelas ideias e mãos de uma só pessoa; todos os avanços tecnológicos e científicos deveram-se à ajuda de muitos, com as suas mais diversas especialidades, para um fim em comum que é o avanço da sociedade e do mundo. Esta publicidade afirma exatamente isso, que cada um de nós tem o poder de influenciar os outros e de fazer mudanças, mas isto tudo só será possível se todos unirem as suas forças e contribuírem de igual maneira para a mudança ou, neste caso, para o avanço desta empresa de energia apresentada .
Concluo assim todo o meu projeto realizado durante este ano. Foi um trabalho que exigiu muito esforço e paciência devido à intensidade de informação que contém. Tentei abordar todos os tópicos das obras que tinha em mente, sabendo que nem sempre foi fácil abordá-los com o meu tema escolhido que foi a comunicação social (marketing e publicidade). Foi o projeto que mais gozo me deu a realizar pois tive a oportunidade de fazer três coisas que adoro: ler, escrever e avaliar publicidades. Todo o trabalho que tive ao longo deste ano foi bem recompensado visto que ganhei muitas das bases que me faltavam para fazer uma análise completa de obras e a sua posterior análise escrita.
Fiquei muito orgulhosa do trabalho que realizei; espero no futuro poder expandir o meu projeto com novas obras, com mais ideias e se for possível, com a experiência profissional de marketing e publicidade. Espero poder olhar para trás e encarar este meu projeto como um dos meus pontos mais altos enquanto aluna do secundário, mas espero principalmente que as pessoas ao lerem o meu blog sintam-se cada vez mais interessados na minha escrita e em tudo o que desenvolvi! A publicidade deve ser encarada como algo sério visto que tem um poder enorme na sociedade; esta influencia as pessoas e caminha empresas ou produtos para o sucesso! Está na hora de se dar a devida importância à publicidade e a todos os ramos da comunicação!
Sem comentários:
Enviar um comentário