segunda-feira, 23 de maio de 2016

Publicidade como forma de transmissão das verdades ocultas






    A publicidade é, de facto, a melhor forma de divulgar não só produtos, mas problemáticas que afetam o mundo e que nem sempre temos consciência da sua existência. Para tal, decidi apresentar uma publicidade institucional que alerta para um grave problema que afeta toda a sociedade e mundo: a violência, neste caso, contra as mulheres.
    Toda a divulgação das mais diversas problemáticas que afetam a sociedade servem como uma maneira de não só alertar parar estes problemas, mas como uma forma de mostrar aos indivíduos os gravíssimos problemas que estão a ser ocultos e escondidos, principalmente por parte daqueles que sofrem e que estão presentes diretamente nestas situações. 
    Considero que os media foram uma das maiores invenções do Homem visto que, para além de facilitar a troca de informações, permitiu ao Homem estar cada vez mais presente e atento aos problemas presentes no mundo. Neste, através de um ramo do marketing, a publicidade, é possível chegar a todo o mundo e a toda a gente e chamar a atenção à população de muitos problemas que antigamente não eram mencionados e que muitos não sabiam da sua existência e impacto nos outros.
    Obrigada publicidade por alertares sobre o que o Mundo tem de pior e por nos fazer consciencializar que apesar de todos os nossos avanços tecnológicos e científicos, a sociedade do século XXI ainda tem um longo caminho a percorrer para terminar com toda a maldade presente! 

quarta-feira, 6 de abril de 2016

Criações



    Visto que uma das bases de todo o meu trabalho é a publicidade, porque não tentar criar uma?
    Desta forma, em primeiro lugar, escolhi o produto que queria apresentar e divulgar, e de seguida desenvolvi todo o design da publicidade tendo por base algumas caraterísticas deste mesmo produto. Sendo o nome do produto Lisbon Tea decidi escolher uma imagem ou uma paisagem que seja própria de Lisboa, optando assim pelos famosos elétricos existentes no centro de Lisboa. Desta forma, criei toda uma publicidade tendo por base o produto e o nome dado; desenvolvi não só o design como o próprio slogan que identifica o cada produto. 






    Isto permitiu verificar as minhas habilidades de imaginação e de criação, como testar as minhas capacidades de apresentar e divulgar um produto de forma apelativa e interessante.
    Para além de ter gostado muito de criar estas publicidades, isto fez com que o meu projeto tivesse uma faceta mais divertida e descontraída (que é sempre necessário)!

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Será a publicidade uma obra de arte?

   Poderíamos considerar um quadro, um livro ou uma peça de teatro uma obra de arte, apesar de serem tão diferentes uns dos outros? Que relação terão todas estas obras de arte para que sejam assim tituladas? Poderia afirmar que todas têm um suporte (matéria) e de certa forma uma função, mas não penso que seja isso que caracteriza uma obra de arte.
   Na realidade, só podemos considerar uma coisa uma obra de arte se tiver um alegoria, se compreender um símbolo! Dessa forma, qualquer que seja a obra, desde cinema a literatura, se transmitir uma mensagem e se levar o fruidor à descoberta de um outro mundo, poderá ser chamada de obra de arte! Por isso, posso confirmar com todas as certezas que as publicidades são obras de arte!



   
   Sejam publicidades institucionais ou comerciais, todas permitem ao fruidor o transporte para uma outra realidade onde se procura incessantemente desvendar todas as alegorias e símbolos escondidos. 
   Por outro lado, esta estratégia de marketing deveria ser considerada uma obra de arte porque consegue persuadir e manipular a mente dos espectadores unicamente com imagens, sem precisar de longos discursos ou uso de palavras caras. 
   Está na hora de encarar estas magníficas obras como obras de arte, e valorizar aqueles artistas que conseguem captar a atenção dos indivíduos, fazendo-os parar nesta confusão que é a vida, e levando-os a refletir sobre imensas coisas!



Função das Cores



   A criação de obras de arte exige um longo trabalho e dedicação que nem sempre é valorizada ou compreendida, como por vezes acontece com a própria publicidade. Nesta reflexão pretendo justificar a importância que as cores têm na divulgação de um determinado produto. "A cor é uma importante propriedade estética em qualquer publicidade. Devido às suas qualidades atrativas, podemos usar a cor para identificar os elementos que devem atrair a atenção do usuário. Quando usada indiscriminadamente, a cor pode ter um efeito negativo ou de distração.", segundo o site Super Gestão.
   Dessa forma, cada cor tem uma determinada função e característica, levando o público a adotar diversos sentimentos a visualiza-las e influenciando-os na adquirição dos produtos. Por exemplo:




   Com esta breve introdução, pretendo justificar o poder que as cores têm nas publicidades na forma de atrair os consumidores.
   Primeiramente, vamos avaliar aquelas publicidades criadas a preto e branco, e de que maneira as suas intenções variam ao divulgar um produto ou serviço:
                                                                                                                                                                             



   É nos apresentado duas publicidades a preto e branco, porém cada uma delas pretende transmitir uma ideia diferente
   Na primeira publicidade as cores utilizadas pretendem transmitir uma ideia de luxo e riqueza e poder, levando o consumidor a sentir-se poderoso de comprar este produto.
   Porém, quanto à segunda imagem, é transmitido sentimentos de dor, tristeza e sofrimento, associando-os à pobreza e à infelicidade.
   Concluindo, apesar de as cores utilizadas nestas duas publicidades serem idênticas, a sua função varia conforme o que se pretende transmitir e fazer sentir.











   Se por um lado estas duas publicidades apresentadas "exigiam" o uso do preto e branco, este anúncio dos gelados Magnum remete exatamente para o contrário.


   
   Fazendo uma comparação com a mesma publicidade porém com e sem cores, podemos concluir que a primeira (a cores) é muito mais atrativa e entusiasmante. Porque razão isto será assim? Na realidade, a própria publicidade associa um tipo de sabor de gelado, a uma determinada cor, tornando o anúncio muito mais interessante e apelativo.
   Se porventura encontrasse esta publicidade na rua, teria mais curiosidade em saber o que estava a divulgar a imagem a cores em detrimento da imagem a preto e branco. Não só porque seria a mais apelativa, mas porque contêm uma história e relação entre sabores e cores!
   




Paralelamente, com a utilização de cores claras e através da transparência, esta publicidade de água com gás transmite-nos sensações de frescura, leveza e bem estar.









   Concluindo, as cores têm um enorme poder na divulgação e venda de produtos ou serviços, influenciando os espectadores  nas suas compras e transmitindo-os sensações e sentimentos.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

A Paixão do Marketing

 Nesta reflexão pretendo apresentar outra faceta do marketing. Sinto que talvez esteja a criticar intensivamente as suas funções que, apesar de todas as suas problemáticas, tanto contribui para a sociedade.
   Devido ao desenvolvimento dos meios de comunicação, é possível obter informação de forma mais rápida e eficaz; tal acontece com o marketing na divulgação de produtos e serviços. Como seria possível uma empresa desenvolver e lucrar se não conseguir vender o que produz? É precisamente neste sentido que o marketing intervém, permitindo não só o conhecimento e posterior obtenção de algo, como o valor dado a uma determinada empresa. 
   Com efeito, a publicidade surge como uma forma de divulgação. É uma arte! Primeiramente escolhem um produto e de seguida desenvolvem uma história à volta do mesmo. Mas não é uma história qualquer! É algo que consiga mover a sociedade e a faça refletir! Desta forma, os cartazes e anúncios deixam de ser meros cartazes e anúncios e passam a ser um caminho para a pura imaginação. 

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Anúncios Publicitários


1)


   Este vídeo foi feito essencialmente para atrair a atenção das crianças (faixa etária mais influenciada), com o objetivo de os levar a associar este produto com figuras universalmente conhecidas e acarinhadas. 
   Sem terem consciência do mal que em excesso este tipo de alimentos provoca, as crianças imploram aos pais e familiares a ida constante a esta instalação, associando-a aos bonecos apresentados nos anúncios. Ou seja, talvez de uma forma um pouco exagerada, os produtores desta publicidade têm o poder de influenciar os hábitos alimentares de famílias.
   Neste anúncio, o verdadeiro problema não é a alteração dos hábitos alimentares, mas a forma como o realizado manipula as crianças! De facto, em vez de apresentar as caraterísticas do produto em questão, resolve centrar todo o anúncio nos brindes oferecidos (bonecos).


2)



   Esta publicidade alerta-nos para os acidentes que podem ocorrer nas estradas se os condutores não estiverem totalmente concentrados na sua condução, causando ferimentos ou mesmo mortes. Para além disso, de forma a captar (ainda mais) a atenção do público, refere que estes acidentes não acontecem unicamente aos outros, como muitos pensam, podendo acontecer com os nossos próprios filhos, familiares ou amigos, daí o uso de metade do rosto da vítima com a outra metade do da criança que está nos bancos do carro.

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

A Falta de Comunicação





   O que seria do mundo sem comunicação? Se não fosse permitido expor pontos de vista e partilhar opiniões? Se não houvesse a mínima relação entre as pessoas? A comunicação é tudo! É o que move as pessoas, o mundo e tudo o que provém deles: as relações, os negócios, e muito mais!
   A comunicação está por toda a parte e tudo engloba! Através da linguagem, dos sons ou das imagens podemos adquirir toda a informação necessária para compreender o que nos rodeia e fazer os possíveis para reverter situações menos satisfatórias.