quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Função das Cores



   A criação de obras de arte exige um longo trabalho e dedicação que nem sempre é valorizada ou compreendida, como por vezes acontece com a própria publicidade. Nesta reflexão pretendo justificar a importância que as cores têm na divulgação de um determinado produto. "A cor é uma importante propriedade estética em qualquer publicidade. Devido às suas qualidades atrativas, podemos usar a cor para identificar os elementos que devem atrair a atenção do usuário. Quando usada indiscriminadamente, a cor pode ter um efeito negativo ou de distração.", segundo o site Super Gestão.
   Dessa forma, cada cor tem uma determinada função e característica, levando o público a adotar diversos sentimentos a visualiza-las e influenciando-os na adquirição dos produtos. Por exemplo:




   Com esta breve introdução, pretendo justificar o poder que as cores têm nas publicidades na forma de atrair os consumidores.
   Primeiramente, vamos avaliar aquelas publicidades criadas a preto e branco, e de que maneira as suas intenções variam ao divulgar um produto ou serviço:
                                                                                                                                                                             



   É nos apresentado duas publicidades a preto e branco, porém cada uma delas pretende transmitir uma ideia diferente
   Na primeira publicidade as cores utilizadas pretendem transmitir uma ideia de luxo e riqueza e poder, levando o consumidor a sentir-se poderoso de comprar este produto.
   Porém, quanto à segunda imagem, é transmitido sentimentos de dor, tristeza e sofrimento, associando-os à pobreza e à infelicidade.
   Concluindo, apesar de as cores utilizadas nestas duas publicidades serem idênticas, a sua função varia conforme o que se pretende transmitir e fazer sentir.











   Se por um lado estas duas publicidades apresentadas "exigiam" o uso do preto e branco, este anúncio dos gelados Magnum remete exatamente para o contrário.


   
   Fazendo uma comparação com a mesma publicidade porém com e sem cores, podemos concluir que a primeira (a cores) é muito mais atrativa e entusiasmante. Porque razão isto será assim? Na realidade, a própria publicidade associa um tipo de sabor de gelado, a uma determinada cor, tornando o anúncio muito mais interessante e apelativo.
   Se porventura encontrasse esta publicidade na rua, teria mais curiosidade em saber o que estava a divulgar a imagem a cores em detrimento da imagem a preto e branco. Não só porque seria a mais apelativa, mas porque contêm uma história e relação entre sabores e cores!
   




Paralelamente, com a utilização de cores claras e através da transparência, esta publicidade de água com gás transmite-nos sensações de frescura, leveza e bem estar.









   Concluindo, as cores têm um enorme poder na divulgação e venda de produtos ou serviços, influenciando os espectadores  nas suas compras e transmitindo-os sensações e sentimentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário