quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Será a publicidade uma obra de arte?

   Poderíamos considerar um quadro, um livro ou uma peça de teatro uma obra de arte, apesar de serem tão diferentes uns dos outros? Que relação terão todas estas obras de arte para que sejam assim tituladas? Poderia afirmar que todas têm um suporte (matéria) e de certa forma uma função, mas não penso que seja isso que caracteriza uma obra de arte.
   Na realidade, só podemos considerar uma coisa uma obra de arte se tiver um alegoria, se compreender um símbolo! Dessa forma, qualquer que seja a obra, desde cinema a literatura, se transmitir uma mensagem e se levar o fruidor à descoberta de um outro mundo, poderá ser chamada de obra de arte! Por isso, posso confirmar com todas as certezas que as publicidades são obras de arte!



   
   Sejam publicidades institucionais ou comerciais, todas permitem ao fruidor o transporte para uma outra realidade onde se procura incessantemente desvendar todas as alegorias e símbolos escondidos. 
   Por outro lado, esta estratégia de marketing deveria ser considerada uma obra de arte porque consegue persuadir e manipular a mente dos espectadores unicamente com imagens, sem precisar de longos discursos ou uso de palavras caras. 
   Está na hora de encarar estas magníficas obras como obras de arte, e valorizar aqueles artistas que conseguem captar a atenção dos indivíduos, fazendo-os parar nesta confusão que é a vida, e levando-os a refletir sobre imensas coisas!



Sem comentários:

Enviar um comentário