Principais objetivos

   Para além do que já referi na minha breve apresentação enquanto aluna, vou passar a explicar os meus principais objetivos com o desenvolvimento deste blog.
   Desde sempre demonstrei um grande interesse no estudo da sociedade, dos seus comportamentos e da maneira como cada indivíduo estabelece as suas relações. Sendo uma pessoa observadora, tento "estudar" e arranjar explicações para certos actos dos indivíduos como um grupo social. De forma a relacionar os meus dois temas de principal estudo, resolvi estabelecer uma relação que informasse os leitores deste blog das vantagens e desvantagens que a Comunicação tem na sociedade, principalmente no ramo da Publicidade e Marketing.
   Com uma sociedade cada vez mais globalizada devido ao desenvolvimento das infraestruturas e dos meios de comunicação, a divulgação dos produtos efectua-se de uma forma mais simples e eficaz. Porém, a divulgação nem sempre se faz pelos meios mais correctos, apresentado inúmeras publicidades enganosas, afectando as faixas etárias mais jovens. Desta forma, considerei bastante importante, no desenvolver deste projeto, apresentar todas as características da Comunicação, nunca excluindo as partes influenciadoras e imorais desta matéria.

   No 1º período relacionarei o tema do meu projeto com a obra Platão de Górgias, mencionando o poder da linguagem e da persuasão (pelo lado pejorativo e aprazível) presente nas publicidades e de que forma estas influenciam a sociedade. Paralelamente irei fazer algumas reflexões sobre problemáticas que me interessam, revelando o meu lado mais crítico. 

Plano a desenvolver: 

 - Introdução à obra;

- Tema 1: O domínio sobre os outros (452 d - 453 b)

1.4 A linguagem como um instrumento do poder;



- Tema 2: Reflexão sobre o caso de Arquelau (470 d);

- Tema 3: Paralelo entre ética e estética? (474 b - 476);

Tema 5: A lei, os mais fortes e os medíocres (490 a);

- (500 a).

   No 2º período irei desenvolver o meu trabalho tendo por base a obra A Origem da Obra de Arte de Martin Heidegeer, em que pretendo abordar as três vias de investigação presentes e relaciona-las com certas estratégias de marketing. Mencionarei qual a verdadeira origem da obra de arte e as várias ramificações que a obra apresenta. Para tal, irei seguir estes seguintes tópicos:

- Breve introdução sobre Martin Heidegger;
- Origem da obra de arte:
  • A sua essência;
  • O círculo arte-obra-artista.
- 1ª Via de investigação:
  • Caráter coisal da coisa;
  • Matéria e forma;
  • Alegoria e símbolo;
  • Habitual;
  • O apetrecho;
  • O Belo.
- 2ª Via de investigação:
  • Funcionalização da obra de arte;
  • Ocultação/Dissimulação;
  • Instalação dum Mundo;
  • O Combate.
- 3ª Via de investigação:
  • Inserção da Verdade na Obra;
  • Carácter terrestre;
  • Essência da arte (A Linguagem e a Poesia).
- Conclusão: Origem da obra de arte

   Por fim, no 3º período relacionando com obra A Verdade e a Políticairei dividir o meu estudo deste livro nos cinco capítulos existentes e irei procurar desenvolver os tópicos que considerar mais pertinentes, relacionando-os com uma ramificação da comunicação social (Publicidade e Marketing).
    Paralelamente, através de tópicos presentes nestes cinco capítulos, irei procurar uma resposta sobre a controversa da inoperância da verdade ou a natureza da política. Irei desvendar esta questão através de um estudo aprofundado dos tópicos que considero mais importantes, fazendo uma breve conclusão no final do 5º capítulo (integrando uma publicidade na qual me irei basear para responder a esta questão). Em cada um dos tópicos destes capítulos irei abordar certos conceitos/nomes que são importantíssimos para a compreensão e enquadramento da obra, como é o caso dos aforismos, de Platão, de Hobbes, de Espinosa, de Kant e de Heródoto.
    Para além do estudo da obra, farei breves reflexões sobre assuntos ou problemáticas que considerar mais pertinentes para o meu projeto, como tentarei criar e fazer publicidades para que o meu projeto tenha uma faceta mais descontraída e animada.



- Breve introdução sobre a autora e a obra;

- Hierarquização de conceitos/publicidades;


Capítulo I:
  • Mentira vs. Erro e Ilusão;
  • O Conflito entre verdade e política; 
  • A Alegoria da Caverna, Platão
Capítulo II e III:
  • Platão e Hobbes e o risco de dizer a verdade;
  • Substituição do conflito entre verdade racional e política, pelo de verdade de facto e política;
  • Redução das verdades de facto a opiniões,
  •     Os factos e as interpretações,
  •     A necessidade da ciência história;
  • Opinião vs Difamação.


- Capítulo IV:


  • Manipulação do facto e da opinião;
  • Mentira deliberada e organizada;
  • Mentira política tradicional vs Mentira política moderna;
  • A imagem.


- Capítulo V:

  • Resposta à questão inicial.

Como conclusão do meu projeto, pretendo fazer uma reflexão sobre o tema integrador «A construção do homem através das dimensões da linguagem, da arte e da política.», tendo como base estratégias de marketing e as três obras estudadas.


Sem comentários:

Enviar um comentário